20081103

A ARTE




Cada vez mais procura-se novas formas de expressar a arte, realmente percebo cada vez menos, o objectivo dos "novos artistas", procuro entender imagens, projectos pessoais destes artistas modernos. Imagens que reparo hoje em dia quase ou pouco indicam a realidade e fogem muito, do real ultrapassando o abstracto, usam uma imaginação muito difícil de compreender, não nos indicam pontos de referência ou são muito difíceis de entender ou até mesmo de perceber. Não podemos considerar arte aqueles que têm grandes nomes mas sim, aos que fazem com objectivos emoção usando símbolos de entendimento, correspondentes à realidade, não podemos inventar, não se pode inventar um realismo ou um símbolo fora do real ou do abstracto, uma das minhas ultimas visitas a uma obra de arte, foi difícil, as pessoas não perceberem ou devo dizer, ninguém percebeu o ponto de vista do autor, ultrapassou toda a teoria, filosofia que conduz a uma obra artística. Temos que ponderar novos métodos de avaliação para esta nova e rápida classe que chamam artistas contemporâneos, acho ridículo eu perguntar a um artista qual o objectivo ou porquê que fez uma determinada "OBRA DE ARTE" e o autor não me souber explicar, criando sempre uma ilusão de arte. Então quando eu procedo à leitura dessa obra, explico o que sinto e o que sei e entendo da obra, mas logo de seguida quando me explico, e recebo a reacção do autor, e dou com ele a dizer que "SIM é isso mesmo" fico confuso e vejo crítico fortemente as suas qualidades de artista, tem que haver sempre uma explicação e não uma dúvida. Ora, finalizando, se um artista não sabe o que faz, sou eu que sei? Lembraram-se, utilizam uma linguagem artística racional e não fora do racional, porque o racional é linguagem de entendimento entre homens e mundo que nos rodeia, é por isso que existe línguas, desenhos, etc. Procura sim o entendimento e não mandar um tiro no escuro só assim é que chegarás a perceber e construir ARTE.
"Sem lógica, não existe entendimento com os símbolos"

Sem comentários: